Em zonas rurais, os/as jovens têm poucas saídas profissionais. A falta de perspetivas, a não ser as da imigração, leva a que alguns grupos de jovens se dediquem a atividades de caráter marginal, o que cria graves contradições no meio onde vivem. Quando saem do ensino secundário e não tendo possibilidades de seguir para o ensino superior, torna-se crucial envolver jovens num projeto que crie incentivos a outras atividades e que os prepare para o mundo do trabalho.
O projeto visa sensibilizar e capacitar jovens desempregados/as para a dinamização de atividades de Turismo Ético e Responsável (TER), com o envolvimento das comunidades locais, tendo em conta o equilíbrio de género e o diálogo intergeracional. O projeto visa também criar uma rede inter-aldeias de coordenação das/os jovens mediadores locais de TER, capacitando mulheres para novas iniciativas sócio-económicas, através de casas de acolhimento, garantindo-lhes uma base de sustentabilidade local.
QUAIS AS COMPETÊNCIAS DE UM/A MEDIDADOR/A JOVEM DE TURISMO ÉTICO E RESPONSÁVEL?
- Identificação de património ambiental, histórico, social e cultural enquadrável em ações de turismo ético e responsável.
- Elaboração de roteiros com mapas e percursos e divulgá-los no site do projeto e em outros sites nacionais e internacionais.
- Criação de uma rede inter-aldeias e contactar potenciais parceiros.
- Apoio à criação de casas de acolhimento de visitantes de turismo ético nas aldeias.
- Acompanhamento de visitantes, fazendo ligação com as casas de acolhimento.
- Dinamização de atividades que permitam o desenvolvimento local.
- Fomento de relações intergeracionais com as pessoas idosas valorizando os seus saberes e enquadrando-os no turismo ético e responsável.
- Capacitação para criar uma atividade económica.
ATIVIDADES REALIZADAS AO NÍVEL DA CAPACITAÇÃO DE JOVENS
Formação de inquérito etnográfico audiovisual – 10 e 11 Setembro 2015
Nos dias 10 e 11 de Setembro, os formandos do projeto acolher, estiveram em trabalho de campo de metodologias de inquérito etnográfico audiovisual, onde conheceram algumas técnicas de gravações sonoras e vídeo, com Luís Costa [...]
Formação promovida pelo projeto ACOLHER
Numa das sessões práticas da formação promovida pelo projeto ACOLHER, os jovens foram identificar indicadores da qualidade da água em sistemas ribeirinhos. Na volta à Fragas, estiveram a tirar conclusões da atividade realizada e discutiram [...]
Trabalhos Práticos
Estas são algumas fotos sobre a realização de trabalhos práticos realizados pelos jovens sobre os ecossistemas identificados na região e a definição de valores naturais de itinerários identificados durante os trabalhos de levantamento no campo.
Percurso Pedestre aos Açores – 20 Agosto 2015
No dia 20 de agosto, os jovens que estão a participar na formação promovida pelo Projeto ACOLHER fizeram um percurso pedestre aos Açores, de maneira a conhecerem os aspetos positivos e os aspetos negativos desta [...]
Formação em TER – 10 a 14 Agosto 2015
Nos dias 10, 11, 12, 13, 14 de agosto, os jovens que estão inseridos no Projeto ACOLHER, estiveram a analisar, no âmbito da formação, a relação entre Cultura e Ambiente. Refletiram sobre a situação atual [...]
Sessão de acolhimento para a 1ª formação em TER – 22 Julho
No dia 22 de julho realizámos a sessão de acolhimento dos/as jovens que participarão na capacitação sobre “Turismo Ético e Responsável (TER)”, organizada no âmbito do Projeto Acolher. Eles/as vieram de São Pedro do Sul, [...]
Formação em TER – 30 Junho 2015
Fomos desafiados/as a perceber de que forma o TER pode se tornar uma atividade económica local complementar às demais, a partir da identificação das potencialidades dos nossos territórios. Partimos para a organização das nossas equipas [...]
Formação em TER – 24 Junho 2015
A partir das nossas perceções de "turismo" e turista", neste 1º dia de formaçâo, debatemos sobre como estas têm sido abordadas numa perspetiva apenas de quem viaja. Sendo assim, procurámos compreender o conceito de "visitante", [...]
Formação em TER – 26 Junho 2015
Mais companheiros/as se juntaram ao grupo e realizámos atividades criativas para estimular o nosso interconhecimento. Neste dia, reforçámos as aprendizagens sobre os impactes negativos do turismo de luxo e do turismo de massa nas comunidades [...]