Situado na região de Lafões, concelho de S. Pedro do Sul, distrito de Viseu, este projeto pretende responder a algumas necessidades colocadas num dos locais do interior do país, fortemente marcado por situações de desertificação, em especial nas aldeias, onde rareiam os e as jovens que tendem a emigrar por não encontrar soluções de emprego.

Contudo, a região, pela riqueza do seu património ambiental, histórico e cultural, pode vir a oferecer atividades inovadoras que possam atrair jovens e fixá-los no território. Deste modo, o projeto ACOLHER vai capacitar jovens desempregados/as em situação de vulnerabilidade e à procura do primeiro emprego para atividades de Turismo Ético e Responsável com grande ligação às comunidades locais, em especial às mulheres que serão também capacitadas para o acolhimento de visitantes em casas de aldeia. A ligação intergeracional que este projeto irá permitir fazer vai consolidar e renovar o tecido social e criar formas de sustentabilidade económica, social e ambiental.

O desenvolvimento das competências para “Jovens Mediadores Locais de Turismo Ético e Responsável” constitui um processo de atração de jovens para uma nova atividade que estimule a sua ligação aos locais, numa interação com pessoas de outras regiões do país e de outros países, com efeitos interculturais e de partilha local/global como estratégia de atuação. Este processo visa desenvolver competências nas áreas do ambiente, turismo alternativo comunitário, património histórico e cultural e incentivo à criação de iniciativas económicas locais.

A associação Fragas-Aveloso desenvolve este projecto em parceria com a Binaural – Associação Cultural de Nodar. O projecto é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do programa Cidadania Ativa – EEA Grants.